fbpx
Gengibre
Nutrição e Dieta

19 Benefícios e Curiosidades do Gengibre para a Saúde

Gengibre
Gengibre

O Que é o Gengibre

O gengibre é uma especiaria originada dos rizomas da planta Zingiber officinale . É comumente usado em muitos pratos asiáticos, ayurvédicos e do Oriente Médio. De fato, o gengibre é um dos condimentos dietéticos mais consumidos no mundo.

O uso de gengibre remonta a 3000 anos atrás na Índia. Ele é usado há milhares de anos como remédio para diversos problemas de saúde, como resfriados, náusea, dor , artrite, enxaqueca e pressão alta.

Como um forte antioxidante, o gengibre também combate micróbios e reduz a inflamação .

O gengibre é um parente de curcumina e cardamomo, pois todos pertencem à mesma família de plantas. O gengibre e seus metabólitos se acumulam no intestino. É por isso que é mais comumente usado para problemas gastrointestinais. É um ótimo ingrediente para ser consumido quando se segue uma dieta de abstinência de lectinas .

O que é o Gengibre
O que é o Gengibre

Ingredientes Ativos do Gengibre

Mais de 100 compostos ativos foram identificados em gengibre, frescos ou secos!

Os compostos principais estão mais presentes no gengibre fresco do que no seco.

Shogaols são produzidos a partir de gingerols durante o processo de secagem e estão presentes em maiores quantidades em gengibre seco.

O gengibre também contém zingerona, zerumbona, oleorresinas pungentes, alguns terpenóides e flavonóides.

Todos esses compostos são antioxidantes, enquanto alguns deles têm atividades antitumorais, anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas e protetoras do fígado.

Mas, no que diz respeito aos suplementos à raiz de gengibre, uma análise recente de 10 suplementos comprados aleatoriamente em lojas de produtos naturais mostrou que seus compostos ativos variam muito . Um suplemento era alto em um componente ativo e baixo em outro, enquanto para o próximo suplemento era o oposto. Além disso, suplementos de gengibre ainda não são padronizados para uma quantidade específica de um dos ingredientes ativos.

Benefícios para a saúde

Benefícios para a Saúde
Benefícios para a Saúde

1) O gengibre reduz a inflamação

De acordo com uma grande análise de 9 estudos clínicos, o gengibre reduz fortemente o marcador de inflamação CRP no sangue. A dose variou de 1 a 3 g por dia, suplementada por 2-3 meses.Parece que os componentes pungentes do gengibre, também conhecidos como oleorresinas, têm os efeitos anti-inflamatórios mais fortes baseados em estudos animais e celulares.

Um dos componentes pungentes do gengibre bloqueia uma via que reduz a atividade dos genes inflamatórios nas células imunes.

Como os AINEs (aspirina e Advil), o gengibre bloqueia as enzimas COX, que causam inflamação e dor . Desta forma, o gengibre reduziu a produção de substâncias químicas inflamatórias (chamadas de leucotrienos e prostaglandinas ) nas células e tubos de ensaio.

O gengibre parou a liberação de citocinas inflamatórias nas células do sistema imunológico. Poderia reduzir o importante TNF-alfa , causador de inflamação , bem como a IL-1 beta.

2) O gengibre é um analgésico natural

O gengibre é um analgésico natural eficaz e seguro , de acordo com uma revisão de sete estudos que se concentraram em atletas (RS de ECRs). Uma dose de gengibre de aproximadamente 2 g / dia pode reduzir modestamente a dor muscular causada pelo exercício pesado, se tomado por pelo menos 5 dias. O Gengibre trabalha tão bem quanto o popular analgésico diclofenaco (um AINE também conhecido como Voltaren) em um estudo com 43 pessoas. Os participantes tomaram um extrato de gengibre (340 mg) por 4 semanas. Ao contrário do diclofenaco, o gengibre não danifica o revestimento do estômago ou causa desconforto digestivo

3) gengibre ajuda nas cólicas menstruais

Gengibre reduziu a TPM e a dor menstrual em 6 ensaios clínicos (ECR). Foi muito mais eficaz do que o placebo e tão eficaz quanto um analgésico comumente usado para cólicas menstruais (ácido mefenâmico, um AINE).

Todos os estudos usaram a forma em pó de gengibre em 750 mg-2.000 mg / dia. Foi mais comumente usado durante os primeiros 3 dias da menstruação.

4) O gengibre pode ajudar na osteoartrite

O gengibre melhorou os sintomas da osteoartrite em alguns estudos. Em um grande estudo de 261 pessoas com osteoartrite (DB-RCT), um extrato de gengibre padronizado poderia reduzir os sintomas em 6 semanas. O extrato foi seguro e causou apenas um leve desconforto estomacal].

Em outro estudo de 75 pessoas com osteoartrite (DB-CT), o gengibre foi eficaz apenas a curto prazo, mas os benefícios não foram sustentados. A discrepância também pode ser devido aos diferentes extratos de gengibre usados. Mais pesquisas são necessárias para determinar se o gengibre sozinho pode ajudar pessoas que sofrem de osteoartrite.

5) O gengibre pode ajudar com alergias e asma

Gengibre cura Asma
Asma

A zerumbona, um ingrediente ativo do gengibre, aumentou o Th1 e reduziu a resposta Th2 em camundongos com asma alérgica. Diminuiu a produção de várias substâncias imunes Th2, ajudando a reequilibrar o sistema imunológico e reduzir as alergias. Camundongos tratados com gengibre tinham sintomas asmáticos, muco e inflamação pulmonar.

Estudos adicionais em animais validam esse uso tradicional de gengibre. O gengibre ajudou a melhorar os sintomas da asma suprimindo a resposta imune Th2 e a inflamação das vias aéreas em camundongos. Pode até afetar a atividade de genes que perpetuam a dominância de Th2, possivelmente com benefícios a longo prazo.

Gengibre relaxou as vias aéreas sob ataque asmático em um estudo de tecido.

6) Gengibre ajuda com eczema

6-Shogaol, um composto de gengibre, reduziu o eczema em camundongos. O TNF-alfa desempenha um papel nos sintomas do eczema, como vermelhidão e erupções cutâneas. Curiosamente, o eczema é uma condição mista Th2 / Th1, e o gengibre conseguiu manter todas as substâncias imunes inflamatórias e vias sob controle.

Por exemplo, o TNF-alfa, que é tipicamente uma substância Th1, é alto em pessoas com eczema. O eczema é um exemplo de uma condição Th2 com algumas características Th1. O gengibre pode reduzir os níveis de TNF-alfa, juntamente com outros produtos Th2 . Portanto, o eczema é ainda mais dominante, o que ajuda a explicar estes efeitos benéficos do gengibre no eczema geral 

7) O gengibre protege o estômago

Gengibre protege o estomago
Gengibre protege o estomago

O gengibre aumentou as prostaglandinas protectoras no revestimento do estômago em 43 doentes com osteoartrite que usaram AINEs a longo prazo (RCT). Os AINEs causam danos estomacais ao reduzir as prostaglandinas no estômago, que de outra forma ajudam a manter o muco estomacal saudável. Como este é um grande problema com o uso de AINEs a longo prazo, o gengibre pode ser uma alternativa segura e eficaz.

Estudos celulares confirmam que o gengibre reduz os danos ao estômago. Os antioxidantes presentes no gengibre bloquearam o crescimento do H.Pylori causador de úlcera estomacal , principalmente combatendo os radicais livres

8) O gengibre ajuda com náusea e vômito

O gengibre é um remédio natural popular para o enjôo matinal durante a gravidez precoce. E de acordo com uma revisão de 6 estudos (RCTs), cerca de 1 g / dia reduz a doença de manhã cinco vezes se usado por pelo menos 4 dias seguidos.

Os efeitos do gengibre na náusea estão ligados ao nervo vago , cuja ativação geralmente é benéfica. No entanto, a ativação excessiva de alguns receptores de serotonina (5HT3) na via do nervo vago para o intestino causa náuseas e vômitos.

O gengibre reduz a náusea e o vômito, provavelmente bloqueando o excesso de ativação da serotonina e do nervo vago no estômago e no intestino , com base em estudos de tecidos e celulares. Muitas drogas quimioterápicas causam náusea pelo aumento da serotonina no intestino, cujo gengibre pode ajudar a neutralizar com segurança.

Medicamentos para o HIV também causam náusea. O gengibre (1 g / dia) administrado antes dos medicamentos melhorou a náusea leve e grave em um estudo com 105 pessoas HIV positivas após 2 semanas.

9) O gengibre reduz o desconforto estomacal

O gengibre tem uma longa história de uso para distúrbios digestivos. Pode aumentar o fluxo intestinal para melhorar a digestão e aliviar os espasmos estomacais dolorosos.

O gengibre ajuda na indigestão. Em 126 pessoas com indigestão (DB-RCT), uma combinação de gengibre e alcachofra melhorou a digestão, náusea, inchaço e dor de estômago após 4 semanas.

Aumentou o esvaziamento do estômago em um estudo de 24 pessoas saudáveis ​​(DB-RCT). Cada pessoa tomou 1.200 mg de gengibre em forma de cápsula antes de uma refeição.

O gengibre melhorou a digestão, aumentou as enzimas antioxidantes e reduziu o cortisol em ratos com síndrome do intestino irritável.

A maioria dos componentes ativos do gengibre melhora a digestão em estudos com animais. Como o gengibre tem mais de 100 componentes ativos, alguns deles também poderiam relaxar o intestino em estudos com animais, o que poderia ajudar com espasmos de estômago dolorosos.

10) O gengibre protege o fígado

O gengibre (500 mg / dia) ajudou a proteger o fígado de drogas antituberculose tóxicas em um estudo com 60 pessoas com tuberculose.

O gengibre ajudou a diminuir o dano hepático relacionado ao envelhecimento em ratos velhos. Foi comparado ao ácido alfa- lipóico , que teve efeitos ainda mais fortes.

O gengibre pode proteger dos efeitos prejudiciais de metais pesados ​​e drogas no fígado . Protegia o fígado e os rins contra a toxicidade do cádmio em coelhos envenenados e da toxicidade do alumínio em ratos. Também previne danos no fígado e cicatrizes de analgésicos como o piroxicam em camundongos.

Gengibre ajuda com doença hepática gordurosa não alcoólica

O gengibre (2 g / dia) melhorou muito a saúde hepática, reduziu as enzimas hepáticas, as citocinas inflamatórias e melhorou a resistência à insulina em 44 pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica após 12 semanas.

O óleo essencial de gengibre preveniu a doença hepática e manteve níveis lipídicos saudáveis ​​em ratos obesos alimentados com uma dieta rica em gordura. Também melhorou a doença hepática gordurosa e triglicerídeos elevados em ratos, “desligando” os genes do fígado produtores de gordura.

11) O gengibre é um antioxidante

Muitos componentes ativos do gengibre e seu óleo essencial, como o gingerol e o shogaol, são potentes antioxidantes. Eles podem eliminar os radicais livres em todo o corpo e neutralizá-los – cruciais para prevenir numerosas doenças crônicas.

Esta atividade antioxidante é subjacente aos benefícios de balanceamento imunológico e combate a tumores do gengibre, demonstrados em estudos com animais e células.

O shogaol ativou o centro de desintoxicação – Nrf2 – nas células cerebrais, que podem potencialmente proteger de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.

Quando adicionado à terapia anti-tuberculose em 69 pessoas, 3 g de gengibre aumentaram diariamente os antioxidantes e reduziram a inflamação. Ao combater a inflamação, o maior fator prejudicial ao pulmão na tuberculose, o gengibre pode melhorar os resultados da tuberculose.

12) O gengibre pode combater o câncer

Compostos ativos no gengibre podem reverter algumas das características do câncer em estudos animais e celulares. Estudos clínicos ainda não confirmaram esses efeitos.

Os compostos de um extrato específico de gengibre destilado a vapor causaram a morte das células uterinas cancerosas (via apoptose). Este extrato reduziu a atividade dos genes Bcl2 causadores de câncer em 90% e aumentou a atividade de genes de combate ao câncer.

A zerumbona, outro ingrediente do gengibre, desencadeou a morte das células cancerosas pancreáticas, agindo no mesmo caminho de combate ao câncer. Também poderia aumentar os efeitos da radiação, tornando as células cancerígenas colorretais mais sensíveis a ela.

Componentes pungentes de gengibre fresco bloquearam o crescimento de células de câncer de fígado e osso. Sua ação antioxidante tornou as células cancerígenas menos invasivas

Bloqueando o crescimento da célula cancerígena

Gingerol bloqueou o crescimento de vasos sanguíneos do câncer em camundongos com melanoma e impediu o câncer de se espalhar nas células.

Também impediu que células de câncer de pele, estômago, pâncreas, ovário e cólon produzissem novos vasos sangüíneos, o que retardava seu crescimento e disseminação. A zerumbona do gengibre foi a principal responsável por esses efeitos, pois poderia bloquear uma importante via do câncer.

13) O gengibre protege o DNA

O gengibre protegeu o DNA do espermatozóide contra o dano oxidativo em um estudo com 100 homens inférteis. Todos os homens tomaram 500 mg de pó de gengibre por dia durante 3 meses, após o que a qualidade do seu DNA de esperma aumentou muito.

Os efeitos protetores de DNA do gengibre não são importantes apenas para a fertilidade. O óleo essencial de gengibre também reduziu os danos no DNA de uma toxina de mofo ( aflatoxina B1 ) nas células.

14) O gengibre protege o coração

Gengibre ajuda o coração
Gengibre ajuda o coração

O gengibre pode reduzir um importante marcador de inflamação, aumentar o HDL e reduzir os triglicerídeos de acordo com uma revisão de nove estudos clínicos (SR). Em conjunto, isso significa que o gengibre pode proteger o coração e prevenir doenças cardíacas.

Também diminuiu a pressão arterial em ratos, relaxando os vasos sanguíneos.

O 6-Gingerol pode proteger as células dos vasos sanguíneos do estresse oxidativo , o que pode ajudar a prevenir o endurecimento das artérias.

15) O gengibre melhora os níveis de açúcar no sangue

Uma revisão de 9 ensaios clínicos revelaram que o gengibre pode reduzir no sangue em jejum de glucose e HbA1c , um marcador de níveis de glicose a longo prazo.

16) O gengibre pode impedir o ganho de peso

O Gengibre poderia manter os ratos em uma dieta rica em gordura de ganhar peso excessivo. Aumentou a queima de gordura e melhorou a resistência ao exercício ativando a via do PPAR delta para um emagrecimento mais saudável.

17) Gengibre combate micróbios

O gengibre pode matar vírus, bactérias e leveduras em numerosos estudos celulares. Estudos clínicos precisariam confirmar a segurança e eficácia do gengibre para vários tipos de infecções. O gengibre realçou os efeitos das drogas antituberculose em humanos, mas nenhum estudo clínico o explorou ainda como um remédio autônomo.

Gengibre fresco ajuda no combate a gripe

Em um estudo com células, apenas o gengibre fresco impediu que o vírus do resfriado comum penetrasse nas células humanas. Em outro estudo, o gengibre seco funcionou tão bem.

Gengibre Mata Bactérias

Os extratos de gengibre eram antibacterianas em estudos celulares, ajudando a combater muitas bactérias causadoras de doenças, como:

  • Staphylococcus aureus , uma causa comum de infecções da pele
  • Staphylococcus pneumoniae , que pode causar infecções pulmonares graves
  • Haemophilus influenzae , o resfriado comum
  • Pseudomonas aeruginosa , que causa infecções hospitalares difíceis de tratar
  • Salmonella , uma causa de intoxicação alimentar
  • Escherichia coli , uma causa comum de ITUs

Os extratos de gengibre também bloquearam o crescimento de 19 cepas de Helicobacter pylori causadoras de úlcera estomacal , incluindo as resistentes a drogas, no laboratório.

Gengibre mata levedura e fungo

Nas células, o gengibre pode matar 13 tipos de fungos que causam doenças humanas. O extrato de gengibre bloqueou o crescimento de Candida em tubos de ensaio.

18) Gengibre ajuda a impulsionar a testosterona nos homens

Gengibre Ajuda na Testosterona
Gengibre Ajuda na Testosterona

Mais de 20 anos atrás, os cientistas descobriram a ligação entre o gengibre e a testosterona pela primeira vez. Desde então, os estudos foram dispersos na literatura científica. De acordo com uma revisão recente, o gengibre é capaz de aumentar os níveis de testosterona em homens, especialmente naqueles que estão sob estresse oxidativo.

Em um estudo aberto de 75 homens inférteis, a suplementação de gengibre em 3 meses aumentou a testosterona em 17% . Também aumentou os hormônios que aumentam a testosterona, a contagem de espermatozóides e a motilidade dos espermatozóides. Alguns parâmetros aumentaram em 50%.

Gengibre afeta vários caminhos que, no final, levam ao aumento da testosterona, como o seguinte:

  • Aumentando a produção de testosterona (aumentando o LH no cérebro e o colesterol nos testículos)
  • Combate ao estresse oxidativo nos testículos
  • Impulsionar enzimas antioxidantes
  • Aumento do fluxo sanguíneo nos testículos e seu peso
  • Preservando os receptores de testosterona

E, embora o gengibre seja considerado seguro, esses efeitos de aumento de testosterona ainda não foram confirmados em grandes estudos clínicos.

19) O gengibre pode impulsionar a cognição

O extrato de gengibre melhorou a cognição e a memória de trabalho em um estudo com 60 mulheres de meia-idade. Todas as mulheres tomaram 400-800 mg do extrato por 2 meses. A ação antioxidante do gengibre pode ser a chave para seus efeitos neotrópicos.

Uso e dosagem do gengibre

A dosagem de gengibre varia entre 400 mg e 2 g, dependendo do uso e formulação pretendidos:

  • Extratos secos de gengibre são mais fortes que gengibre em pó ou gengibre fresco. A dose típica raramente excede 1g / dia. Para aumentar a cognição, 400-800 mg / dia foi usado em estudos clínicos
  • Cápsulas com gengibre seco geralmente contêm cerca de 1 g de gengibre, uma dose que funcionou bem como uma ajuda digestiva em estudos
  • 1 g / dia foi usado para reduzir a náusea em estudos
  • 750 mg-2 g / dia pode reduzir os sintomas menstruais e de TPM
  • 2 g / dia de gengibre seco ou fresco tem sido pesquisado para reduzir a inflamação.
  • O chá de gengibre ou um extrato de água é usado para combater o resfriado comum e para sintomas digestivos.
  • Gengibre fresco poderia afastar vírus frios em estudos celulares.

Em altas doses, o gengibre pode causar refluxo ácido e dores de estômago. Enquanto o gengibre é geralmente seguro até 10 gramas por dia, algumas pessoas podem ser mais sensíveis a ele.

Riscos do gengibre e efeitos colaterais

O gengibre parece ter pouco ou nenhum efeito colateral. No entanto, tenha em mente o seguinte:

  • Algumas pessoas são sensíveis ao gengibre.
  • O gengibre pode agravar a azia.
  • O gengibre pode reduzir a coagulação do sangue, por isso, consulte o seu médico se estiver a tomar medicamentos para diluir o sangue.
  • Os efeitos da suplementação a longo prazo são desconhecidos.
  • O gengibre pode reduzir a atividade das enzimas hepáticas que degradam nutrientes e drogas. Consulte o seu médico sobre os medicamentos que você está tomando.

Espero ter ajudado com algumas dicas e benefícios do gengibre para a nossa saúde. Fique a vontade para enviar mais dicas ou sugestões para a gente.

Bjs ❤

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!