Whole30: Quais alimentos podemos e não podemos consumir!!
Você já ouviu falar ou está pensando em experimentar a Dieta Whole30?
Hoje vamos mostra algumas coisas sobre essa dieta e o que ela consiste. Mas vamos começar com o básico: o que o Whole 30 envolve, afinal?
Dieta Whole30
Quando se trata do que você pode e não pode comer neste empreendimento de 30 dias, as regras são bem duras e rápidas, e há muito (incluindo laticínios, adição de açúcar e álcool, seja para beber ou cozinhar) em nossa lista.
Mas espere – isso não é apenas outra dieta. Essas coisas não são consideradas “ruins”. De modo nenhum.
Whole30 elimina temporariamente alimentos “maus” – os alimentos que (podem) fazer você não se sentir tão bem.
Mas afinal, o que é a Dieta Whole30?
O ponto principal de Whole30, como você deve presumir, não é punir você pelos excessos do seu verão de diversão livrando sua dieta de tudo de bom e saboroso (que também inclui grãos e legumes, mais qualquer coisa que contenha carragena, glutamato monossódico , soja, e sulfitos, que é comum em alguns vinhos). Nem é a intenção da Dieta Whole30 em que esses alimentos são extremamente ruins.
Pelo contrário, a ideia é que alguns desses alimentos podem ser prejudiciais para você. Queijo pode estar por trás de seu problema de barriga; soja pode ser o culpado quando se trata de seu nariz escorrendo.
O objetivo é investigar como seu corpo responde a certos alimentos, primeiro eliminando-os e, em seguida, reintegrando-os lentamente após os 30 dias. Se eles ainda funcionam para você – ótimo! Se você encontrar algo que o ajude a se sentir melhor em seu corpo, bem, isso é ótimo também.
Para ajudá-lo a navegar através dos prós e contras do que você pode comer no Whole30, aqui está um pequeno guia para todos os alimentos que você não pode comer durante o Whole30 e, mais importante, o que você pode comer durante esses 30 dias. (Você também pode sempre ver as regras para o Whole30 no site do programa.)
O que você não pode comer no Whole30
Esta lista pode parecer punitiva, mas não é. E são 30 dias! Você consegue!
- Leite
Isso significa que não há queijo, leite de vaca, iogurte, creme, creme azedo, kefir e manteiga. A única exceção a essa regra é que você pode ingerir manteiga ghee (sem lactose).
- Grãos
Isso significa que não há milho, arroz, quinoa, trigo, centeio, milho, sorgo, amaranto, trigo sarraceno, bulgur ou grãos germinados.
- Álcool
Nenhum álcool para cozinhar ou beber deve ser consumido enquanto estiver fazendo o Whole30. Isso inclui extrato de baunilha. Você pode ter algo como kombucha, no entanto, que inclui uma quantidade muito pequena de álcool (desde que não haja adição de açúcar de fora do suco de frutas). Leia mais sobre as restrições do Kombucha aqui.
- Leguminosas
Por 30 dias você não pode comer feijão de nenhum tipo, soja de qualquer espécie (incluindo tofu, molho de soja, missô, edamame), grão de bico, ervilha, lentilha e amendoim.
- Açúcar adicionado
Não consuma açúcar que seja real ou artificial durante os 30 dias. Isso inclui mel, xarope de bordo, agave, Splenda, xilitol e Stevia. Quando se trata de encontrar mercearia, este pode ser o mais complicado de evitar. Ingredientes domésticos comuns – como o Sriracha – incluem adição de açúcar. Você precisa verificar o rótulo de tudo.
- Carragenina, glutamato monossódico e Sulfitos
Evite alimentos processados enquanto faz o Whole30. Se você ver essas três coisas em qualquer lista de ingredientes, está fora.
- “Junk” Food
Isso significa que você não pode recriar sua junk food favorita ou fazer boas receitas, mesmo que elas usem ingredientes compatíveis com a Whole30. Isso tem menos a ver com suas reações físicas à comida e mais com o lado mental das coisas. Não tente recriar a “massa de pizza” de couve-flor e não faça “panquecas” com ovos e banana.
O que você pode comer no Whole30
Depois dessa lista exaustiva de alimentos que você não pode comer, pode parecer um pouco assustador iniciar o programa. Mas ainda há um monte de ingredientes deliciosos que podem compor um bom – não, ótima! – refeição.
- Legumes
Coma vegetais – incluindo batatas! – para o conteúdo do seu coração.
- Frutas
Frutas são permitidas, com moderação. Lembre-se de que você está tentando limitar sua ingestão de açúcar durante os 30 dias.
- Carnes não processadas
Salsicha ainda está bem, mas verifique se há adição de açúcar e outros conservantes fora do limite.
- Frutos do Mar
Peixe e marisco recebem o aceno de aprovação da Whole30.
- Ovos
Os ovos serão o seu novo café da manhã.
- Nozes e sementes
Todas as nozes e sementes estão bem, com uma exceção: amendoim, porque são leguminosas.
- Óleos (alguns) e manteiga ghee
Apenas diga sim ao azeite e ao óleo de coco. Ghee, que é um tipo de manteiga clarificada, também é permitido.
- Café
Sim, você pode tomar café enquanto estiver no Whole30, mas você não pode adicionar produtos lácteos ou açúcar para aliviar o problema. Tente fazer o seu próprio leite de amêndoa (sem adoçantes).
A Regra de Ouro de Whole30
A coisa mais importante a se lembrar ao fazer o Whole30 é verificar o rótulo de tudo que você compra. Muitos condimentos diários e produtos pré-embalados adicionaram açúcar ou aditivos que você pode não estar ciente. Em caso de dúvida, escolha alimentos integrais, especialmente vegetais, mas também frutas, nozes, carnes e frutos do mar.
Mas então o que é a Whole30?
Whole30 não é uma dieta permanente; Não é uma receita para comer. São apenas 30 dias comendo alimentos integrais e explorando uma abordagem mais proposital e consciente dos alimentos.